Mistério revelado: de quem são as minúsculas lojas que encantaram Malmö?
Durante quase uma década, pequenas lojas misteriosas para ratos têm surgido nas ruas de Malmö, na Suécia, encantando residentes e turistas com o seu detalhe minucioso e charme irresistível. Agora, o segredo por trás destas obras de arte urbanas foi finalmente revelado.
Reprodução SIC Notícias
A primeira loja apareceu em 2016, com o nome "Il Topolino", acompanhada por uma delicatessen em miniatura. Desde então, estas construções tornaram-se uma atração local, provocando curiosidade e admiração. Quem seria o responsável por estas lojas para ratos? E para que serviam?
Recentemente, o mistério adensou-se, as lojas desapareceram, todas.
"Deviam estar por aqui, à altura do joelho: pequenas, minúsculas lojas para ratos. Tenho as fotografias, mas o que aconteceu às construções."
A busca atraiu curiosos e terminou no Museu da Cidade de Malmö. Lá estavam todas as pequenas lojas que desapareceram das ruas e estava também Elin Westerholm, a artista que, em segredo, criou estas miniaturas encantadoras. Elin trabalha como designer de adereços para televisão. À noite, constrói estas miniaturas em colaboração com o seu parceiro artístico, Lupus Nensén.
"Adoro animais e Paris. Foi assim que nasceram os nossos mundos em miniatura: um pouco de vida de rato, um pouco de Montmartre."
Cada casa é uma obra de arte: desde editoras em miniatura até lojas de discos, todas com uma atenção ao detalhe que impressiona.
"É realmente incrível. Que fofura e se olharmos para os detalhes, há até um pequeno sinal a dizer que se pode pagar com cartão."
Anonymouse, o nome do projeto, foi finalmente desvendado, mas a magia permanece. As miniaturas continuam a viver no museu, e há esperança de que novas surjam nas ruas em breve.
Comentários
Postar um comentário