Existe uma cidade que você só pode ter carro branco ou prata

Sim, desde 2018 existe em Ashgabat, a capital do *Turcomenistão*, uma lei que proíbe a circulação de carros pretos e de outras cores, permitindo apenas veículos brancos ou prateados, principalmente devido à predileção do ex-presidente Gurbanguly Berdymukhamedov pela cor branca e por uma superstição de que ela traz boa sorte. 

Motivos e detalhes da lei:

Preferência do presidente: A decisão foi impulsionada pela forte preferência pessoal do então presidente do país, Gurbanguly Berdymukhamedov, pela cor branca, que ele associava à sorte e pureza.
 
Banimento da importação de carros pretos:

 A proibição de carros pretos foi introduzida primeiro em 2015, a nível nacional, antes de ser estendida para os carros de outras cores na capital em 2018. 
Impacto na população: Moradores foram surpreendidos com a lei, e muitos tiveram que pintar seus carros, com os preços das oficinas de pintura subindo consideravelmente devido à alta demanda. 

A cidade do mármore branco:

 A lei se alinha com a reputação de Ashgabat de ter a maior concentração de edifícios de mármore branco do mundo, um elemento que contribui para o apelido de "Cidade do Mármore Branco". 

Explicação governamental: 

O governo também chegou a justificar a proibição com base no calor excessivo do clima desértico, afirmando que o calor estragava a cor dos carros escuros.

Comentários

Veja também

Quais são as 7 Maravilhas oficiais da Gastronomia de Portugal

Roteiro de 10 dias em Portugal; veja onde ir em cada dia

10 comidas portuguesas que você precisa experimentar pelo menos uma vez