5 lugares que você precisa conhecer em Coimbra, Portugal

Coimbra é uma cidade histórica no centro de Portugal, conhecida pela sua universidade, que é a mais antiga do país. A cidade também é rica em cultura e arquitetura, com muitos museus, igrejas e outros monumentos históricos.

Aqui estão alguns dos principais pontos turísticos de Coimbra:

1-Universidade de Coimbra:

A universidade é a mais antiga de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu campus é um dos maiores e mais bem preservados conjuntos universitários do mundo.

Ao assinar o “Scientiae thesaurus mirabilis”, D. Dinis criava a Universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Datado de 1290, o documento dá origem ao Estudo Geral, que é reconhecido no mesmo ano pelo papa Nicolau IV. Começa a funcionar em Lisboa, sendo transferida definitivamente para Coimbra em 1537.

Hoje em dia, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e mais de 22 mil alunos.

2-Sé Velha de Coimbra:


A Sé Velha é uma catedral românica do século XII, que foi a primeira catedral do país. A sua torre é um dos símbolos mais emblemáticos de Coimbra.

Sé Velha de Coimbra, ou Catedral de Santa Maria de Coimbra como é formalmente designada, localiza-se na freguesia de Almedina.

História

Em 1139, após a decisiva Batalha de OuriqueAfonso Henriques decide financiar a construção de uma nova catedral, provavelmente devido à anterior estar muito deteriorada. As obras devem ter começado em tempos do bispo Bernardo (m. 1146), mas o impulso definitivo foi dado em 1162 com o bispo D. Miguel Salomão, que ajudou a financiar a construção da catedral.

3-Mosteiro de Santa Clara-a-Velha:

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é um antigo mosteiro franciscano do século XIII, que foi fundado pela rainha Santa Isabel. O mosteiro foi parcialmente destruído por um terramoto em 1755, mas ainda conserva alguns dos seus elementos originais, incluindo a capela-mor, que é uma das mais belas do país.

4-Biblioteca Joanina:


A Biblioteca Joanina é uma biblioteca barroca do século XVIII, que é um dos mais importantes tesouros da Universidade de Coimbra. A biblioteca é famosa pelos seus tetos pintados e pelos seus livros antigos, que incluem alguns dos mais raros da Europa.

A Biblioteca Joanina é o expoente máximo do Barroco português e considerada uma das mais ricas bibliotecas europeias. Conhecida como Biblioteca Joanina em honra e memória do Rei D. João V, que autorizou a sua construção e cujo retrato, pintado por Domenico Duprà, domina, categoricamente, o espaço do Piso Nobre. 

A sua construção ficou concluída em 1728. Esteve em funcionamento, como Biblioteca da Universidade, desde 1777 até à primeira metade do séc. XX.

No seu interior existem cerca de 60 mil volumes, datados do séc. XVI ao séc. XVIII, das mais variadas temáticas que, ainda hoje, podem ser consultados. 

Este edificio encontra-se dividido em 3 pisos: Nobre, Intermédio, Prisão Académica. 

5-Aqueduto de São Sebastião:


O Aqueduto de São Sebastião é um aqueduto do século XVIII, que foi construído para levar água à cidade de Coimbra. O aqueduto é uma das estruturas mais emblemáticas da cidade e é um dos locais mais visitados pelos turistas.

Aqueduto de São Sebastião, popularmente conhecido como os Arcos do Jardim, localiza-se na calçada Martim de Freitas, em frente ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, na freguesia da Sé Nova.


ATENÇÃO 

Lembre-se sempre de pesquisar muito na hora de comprar passagens para Europa pois o aumento da demanda fez aumentar também a concorrência. 

Pesquise aqui neste site que reúne o preços de todas as companhias para você  aproveitar as ofertas de momento.

Colaboração da Agência MMC
Siga o Caça Viagens 

Nossos canais e redes aqui 📲

Veja mais de 1 mil
vídeos em nossos canais no YouTube e Tiktok.

www.youtube.com/caçaviagens

www.tiktok.com/@caçaviagens

Comentários

Veja também

Quais são as 7 Maravilhas oficiais da Gastronomia de Portugal

Roteiro de 10 dias em Portugal; veja onde ir em cada dia

10 comidas portuguesas que você precisa experimentar pelo menos uma vez