Dois anos depois do Titanic outro navio afundou e vitimou 1012 pessoas. Confira!
O acidente com o transatlântico Imperatriz da Irlanda foi provocado por um choque com um navio cargueiro em rio no Canadá antes de chegar no mar com destino a Inglaterra.
O RMS Empress of Ireland foi um transatlântico construído no Reino Unido que naufragou no Rio São Lourenço, no Canadá, após uma colisão em um denso nevoeiro com o cargueiro norueguês Storstad na madrugada de 29 de maio de 1914.
Embora o navio estivesse equipado com compartimentos estanques e, após o desastre do Titanic dois anos antes, carregasse mais botes salva-vidas do que o necessário para todos a bordo, ele afundou em apenas 14 minutos, não havendo tempo para os procedimentos de evacuação.
A maioria dos passageiros estavam dormindo e ficaram presos dentro do navio, sem chance alguma de sair.
O navio virou de lado antes de afundar completamente, impedindo o içamento dos botes salva-vidas. Das 1.477 pessoas a bordo, 1.012 morreram, tornando-se o pior desastre marítimo em tempos de paz na história do Canadá.
O cargueiro
Dano na proa do cargueiro Storstad que adentrou o casco do Empress of Ireland causando um enorme buraco. Caso ele tivesse permanecido com a proa dentro do navio, haveria tempo para salvar bem mais passageiros e ativar procedimentos de emergência.
Sem tempo para o resgate
Quando seus botes salva-vidas chegaram ao local, o navio já havia afundado. Quando o navio virou e as pessoas subiram nas laterais, puderam ver pessoas presas dentro do navio, batendo nas escotilhas, mas não havia a menor chance de salvá-las.
A tragédia foi quase tão grande quanto a do Titanic, mas como aconteceu em 1914, poucos dias antes do início da primeira guerra mundial, não causou tanta comoção nem se tornou tão famoso.
Como afundou rápido, não houve muito tempo para heroísmo ou lamentos. O Imperatriz da Irlanda permanece de lado no fundo do rio São Lourenço junto com os corpos dos muitos passageiros que ficaram presos.
Crianças a bordo
Clique aqui é assista a um relato com mais detalhes desta dramática história:
Fonte: Fotografias Históricas
@diletante36
Siga o Caça Viagens
Nossos canais e redes aqui 📲
Veja mais de 1 mil
vídeos em nossos canais no YouTube e Tiktok.
Comentários
Postar um comentário