Não visite o Palácio de Versalhes antes de conhecer estas curiosidades
O Palácio de Versalhes, localizado nos arredores de Paris, é conhecido por sua grandeza e opulência. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre esse famoso palácio:
Construção:
O Palácio de Versalhes foi construído originalmente como uma residência de caça para o rei Luís XIII no século XVII.
No entanto, foi ampliado e transformado em um palácio luxuoso por Luís XIV, conhecido como o Rei Sol.
Ele finalizou a transformação em 1664.
Jardins:
Os jardins do Palácio de Versalhes são uma das suas características mais famosas. São extensos e abrangem uma área de mais de 800 hectares, com belos bosques, fontes, canais e esculturas ornamentadas.
Estrutura
Além dos jardins, também foram construídas no Palácio centenas de fontes, e foram trazidas a Versalhes árvores e flores de diferentes partes da França.
O palácio e o jardim, juntos, contam com uma área de cerca de 67 mil metros quadrados, tem 700 quartos, mais de 2 mil janelas, 67 escadas e mais de mil lareiras.
Surpreendentemente, no entanto, o castelo, na época dos reis, não contava com banheiros!
Cabelos oleosos
Os cabelos oleosos eram entendidos como saudáveis e sedosos, por isso era incomum lavar o cabelo. Em eventos especiais, a nobreza recorria ao uso de perucas.
Roupa suja
As trocas de roupas só ocorriam em último caso: quando muito sujas ou infestadas de pulgas, traças ou percevejos. O tecido de linho colaborava para a absorção do sebo e do suor. Com a troca de roupa, já se dispensava o banho: bastava limpar as áreas descobertas, como rosto e braços.
Salão dos Espelhos:
O Salão dos Espelhos é uma das salas mais impressionantes do palácio. Ele possui 357 espelhos gigantes emoldurados por esculturas douradas e lustres de cristal.
As janelas com molduras douradas foram projetadas especialmente para deixar entrar a luz através das vidraças, enquanto proporcionam uma visão mágica dos jardins exuberantes.
Uma curiosidade interessante é que, no século XVII, quando o Salão estava sendo construído, surgiu um pequeno problema: a cidade de Veneza, na Itália, monopolizava a fabricação de espelhos.
Uma artimanha do rei Luiz XIV foi de convencer alguns artistas venezianos a irem para a França e começar a fabricar essa mercadoria rara, na época.
Outra grande curiosidade deste salão é que foi o local onde o Tratado de Versalhes foi assinado em 1919, selando o final da Primeira Guerra Mundial.
Quartos do rei e da rainha
Quarto do ReiA cama é como um palco, separada do resto do ambiente por uma divisória dourada. Lá, toda manhã, o monarca era despido, lavado, barbeado e vestido publicamente, na presença dos cortesãos mais chegados.
Quarto da rainhaO palácio possui uma série de grandes apartamentos que serviam como residências privadas para o rei e a rainha. Cada apartamento consistia em uma sucessão de salas ricamente decoradas, incluindo quartos, salões de recepção e salas de jantar.
Teatro da Rainha:
O Palácio de Versalhes abriga um teatro de ópera intimista, conhecido como Teatro da Rainha. Foi construído especificamente para a rainha Maria Antonieta, que era apaixonada por teatro e música.
Os visitantes:
Restauração:
Quem morou no Palácio:
Luiz XIVLuiz XVIRainha Maria Antonieta que foi casada com Luiz XVI
Depois de Luís XIV, responsável pela obra, também passaram por Versalhes: os Reis Luís XV e Luís XVI (junto com sua mulher, a icônica Maria Antonieta). Em 1789, durante a Revolução Francesa e após Luís XVI partir para Paris, Versalhes deixa de ser a sede da corte francesa.
Seguindo a influência da arquitetura italiana, a edificação se tornou, então, uma das mais refinadas de Versalhes. Luís XIV ocupou o espaço com sua família.
Obras de artes
- A Galeria dos Espelhos, que possui 357 espelhos e é decorada com pinturas de Charles Le Brun
. - A escultura de mármore de Apolo, que fica no Salão de Hércules
. - A pintura "A Coroação de Napoleão", de Jacques-Louis David, que fica no Salão do Trono
. - A pintura "A Batalha de Abukir", de Antoine-Jean Gros, que fica no Salão do Império
. - A pintura "A Morte de Marat", de Jacques-Louis David, que fica no Salão dos Nobres
. - A pintura "O Juramento dos Horácios", de Jacques-Louis David, que fica no Salão dos Horácios
. - A pintura "O Sacrifício de Polixena", de Jacques-Louis David, que fica no Salão de Marte
. - A pintura "O Triunfo de César", de Charles Le Brun, que fica no Salão de Marte
. - A pintura "O Triunfo de Apolo", de Charles Le Brun, que fica no Salão de Apolo
. - A escultura "Mercúrio", de Jean-Baptiste Tuby, que fica no Salão de Mercúrio.
Os visitantes podem apreciar essas obras de arte enquanto exploram os diferentes espaços do Palácio de Versalhes.
Museu das carruagens em Versalhes
-Essas são apenas algumas curiosidades sobre o Palácio de Versalhes. A riqueza histórica e cultural desse magnífico palácio torna-o um local de visita obrigatória para os amantes da história e da arquitetura.
Clique aqui e assista ao vídeo do passeio que fizemos pelos aposentados dos reis e pelos jardins em Versalhes》
Para informações sobre preço e horários recomendamos acessar o site oficial do Palácio de Versalhes.
Comentários
Postar um comentário