Fica em La Havre na França onde foi construída em 2022
A NARROW HOUSE de Erwin Wurm está instalada na Praça Claude Érignac em Le Havre, França, e aberta ao público em desde 24 de junho de 2022.
Wurm já produziu vários modelos desta obra, mas esta é a única instalação externa permanente da NARROW HOUSE.
A estrutura é uma reinterpretação da casa de infância de Wurm, uma típica residência suburbana da década de 1960, cercada por um jardim arborizado e paisagístico em Le Havre que dá a impressão de um bairro residencial.
Andar pela casa pode ser uma experiência confusa: no interior, os objetos e móveis parecem ter sido comprimidos ao seu limite absoluto.
Movendo-se pela estrutura, os quartos se abrem na frente dos espectadores, mas sua extrema estreiteza impede que os visitantes entrem neles, gerando uma sensação de claustrofobia até que a saída seja alcançada.
As paredes internas de NARROW HOUSE contêm fotografias que nos dão pistas sobre seus habitantes originais: os pais do artista. Isso ajuda a refletir uma certa estreiteza austríaca do pós-guerra.
NARROW HOUSE é típico do trabalho de Wurm, no qual corpos, casas ou objetos são deformados, inchados e contorcidos para enfatizar elementos do estranho.
Assim como seu FAT CAR, 2001, ou o barco derretido MISCONCIEVABLE, 2007, ou sua série de One Minute Sculptures, que transformam visitantes em esculturas, Wurm explica o impulso por trás dessas distorções intencionais: “Na minha opinião, o jogo tem uma grande força, um verdadeiro poder de subversão. O humor e a brincadeira permitem levantar muitas questões, transmitir muitas coisas sem ser ofensivo ou doutrinário".
Quem é Erwin Wurm?
Erwin Wurm é um artista contemporâneo austríaco que trabalha em várias mídias.
A atitude cômica de Wurm em relação à representação aparece fortemente em sua série Fat Car, na qual ele propositadamente desfigura modelos de carros considerados símbolos de status pela cultura de massa.
” NARROW HOUSE , 2010 Técnica mista
7 x 1,3 x 16 m
© Imagens Elise Mougin-Wurm
Nossos canais e redes aqui 📲
Comentários
Postar um comentário