Sergipe: Conheça a "Festa do Mastro" onde cair na lama faz parte
A Festa do Mastro é uma manifestação cultural que foi instituída pelas Leis Municipais 510/2018, 539/2019 e 557/2019, tornando-a um Patrimônio Cultural, Histórico, Religioso, Artístico e Ambiental do Município de Capela.
O evento é uma atividade que movimenta milhões de recursos financeiros e gera muitos empregos temporários diretos e indiretos.
Como surgiu e como é feita
A Festa do mastro surgiu em 1939 por iniciativa do Sr. Carlos Campos, Napoleão, Anderson Melo (Derson), João Nelson de Melo e outros. No dia 29 de junho, junto com seus irmãos e amigos, fez uma festa simples na Rua da Palmeira.
Os anos passavam e a festa crescia. Na noite de 31 de maio, o grupo folclórico da Sarandaia sai pelas ruas para acordar São João e pedem prêmios para serem pendurados num mastro que será arrancado na Festa de São Pedro.
No dia 28 de junho um homem vestido de baiana também sai pelas ruas pedindo prêmios para colocar no mastro.
No dia 29, pela manhã, a multidão sai para a mata do junco, buscar uma grande arvore que é marcada no dia de Corpus Christi.
A árvore é levada num cortejo para a cidade. A lama é ingrediente básico da festa.À noite tem a queima do mastro, aonde ocorre à guerra de busca-pés. Quando o Mastro tomba os prêmios são coletados. A tradição e a festa encerram com bandas na praça de eventos.
https://linktr.ee/Neocorreia
Comentários
Postar um comentário