Pantanal: O destino perfeito para quem quer fazer ecoturismo

Quer praticar ecoturismo, ver animais incríveis e ter contato com a natureza? Então viaje para o Pantanal, um destino brasileiro praticamente selvagem, repleto de aventura e perfeito para curtir a natureza. Saiba como planejar uma viagem nacional


O Pantanal ou “Paraíso das Águas”, como também é conhecido, é uma das maiores extensões de terra que alagam todos os anos, fazendo com que essa região tenha uma dinâmica totalmente particular, paisagens surpreendentes, espécies de animais e plantas exclusivas. Sem dúvidas o Pantanal deve estar entre os seus destinos dos sonhos para viajar.


O Pantanal fica na região centro-oeste do Brasil e abrange parte dos territórios dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Cerca de 35% de seu território encontra-se no Mato Grosso e 65% no Mato Grosso do Sul. 


Maiô de Praia Com Bojo Preto Summer Soul
Amazon.com.br



Um lugar perfeito para viver novas aventuras e criar histórias pra vida toda.

Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?


Para ter uma viagem inesquecível para o Pantanal, atente-se aos períodos de seca e cheia na região, que variam com as chuvas em maior ou menor quantidade a cada ano e transformam as paisagens locais. 

O período de seca é de setembro a maio, de julho a novembro as chuvas indicam para a baixa das águas, além de ser a época da reprodução das aves, sendo os meses propícios para observação dos pássaros. 

O período mais quente e chuvoso vai de janeiro a março, quando lagos e rios viram uma única planície. Portanto, o melhor período para ir ao Pantanal depende do propósito da sua viagem!

O QUE FAZER

O Pantanal é um dos destinos mais impressionantes e peculiares dentre as belezas naturais do Brasil, além de ser uma das maiores planícies alagáveis do mundo. Um lugar perfeito para quem ama ecoturismo, animais e contato com a natureza. 

Visitar o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense 

Considerado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e tem como missão proteger e preservar o bioma do Pantanal, buscando manter um equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas regionais. 
Ele abriga ariranhas, capivaras, cervos, jacarés, onças pintadas e tuiuiús, que podem ser vistos por visitantes. Entretanto, como não há estrutura de visita, só tem duas formas de conhecer o local: com lanchas ou com barcos-hotel.

Praticar safári fotográfico
O safári fotográfico pelo Pantanal é realizado em caminhões ou picapes adaptados para percorrer trajetos onde há grandes oportunidades de flagrar animais regionais, como capivaras, colhereiros, garças, jacarés, lobos, porcos-do-mato, onças-pintadas, sucuris, tamanduás,  tuiuiús, veados, entre outros.

Fotos: CVC

Comentários

Veja também

Quais são as 7 Maravilhas oficiais da Gastronomia de Portugal

Roteiro de 10 dias em Portugal; veja onde ir em cada dia

10 comidas portuguesas que você precisa experimentar pelo menos uma vez